O que você precisa saber antes de embarcar em um trabalho home office

Você tem pensado em ingressar em algum trabalho home office aproveitando seus dons e talentos, mas não sabe por onde começar? No texto de hoje a gente aborda algumas coisinhas que você precisa saber antes de se aventurar pelo home office.

Gabriela Carvalho-01

Por Gabriela Carvalho

Fala, galera! Tudo certo por aí?

No texto de hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre algumas coisas que você precisa saber antes de embarcar em um home office.

Essa modalidade de trabalho que tem, cada dia mais se popularizado, principalmente pela mudança no perfil dos profissionais das novas gerações, embora seja bem mais flexível e com muitas facilidades, em especial com toda a tecnologia disponível, como toda forma de trabalho, é necessário que seja encarada com MUITA responsabilidade.

O que acontece com muitas pessoas que ingressam no home office pela simples possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo e sem horários muito rígidos, é que elas acabam se perdendo em prazos de entrega, prioridades e produtividade.

Então, a primeira coisa que você precisa ter muito clara na sua cabecinha é que:

NÃO! Home office NÃO é sinônimo de várzea!

Não é porque você está trabalhando da sua casa, da praia, do hostel, ou de qualquer outro lugar da face da Terra, que a qualidade do trabalho entregue deve ser menor ou que não há prazos a serem cumpridos. Muito pelo contrário! É a oportunidade de você garantir que pode fazer muito mais, trabalhando de qualquer lugar.

Além disso, não ter um horário fixo para trabalhar nem sempre é uma realidade!

Embora, com certeza, haja menos rigidez nessa modalidade de trabalho, algumas empresas e serviços exigem que o home office cumpra horários específicos. Além disso, mesmo que essa não seja uma exigência, é importante que você estabeleça horários aos quais se dedicará exclusivamente ao trabalho, de preferência, que levem em consideração o fuso horário daqueles a quem você presta serviço, para que esteja disponível quando eles precisarem.

Por isso mesmo,  home office exige do  trabalhador uma capacidade grande de autogerenciamento e organização.
 
É importante que o trabalhador crie um mecanismo de controle que o possibilite acompanhar os trabalhos a serem realizados, clientes, seus prazos, exigências, entre outros dados que o ajudarão na organização do tempo e possibilitarão a entrega com qualidade e profissionalismo. 
Euzinha, a doida das planilhas, costumo usar bastante o Google Drive, que além de me ajudar na organização, possibilita o compartilhamento dos trabalhos com maior rapidez.

E tem mais, é muito legal que você tenha um controle bacana sobre as suas finanças.

Estar atento aos seus ganhos e gastos te ajudará muito no planejamento do trabalho, determinação dos valores a serem cobrados   e, é claro, te mostrará se essa modalidade realmente é rentável ou não para você! 

Além de tudo isso, é importante que você se comprometa a se manter sempre atualizado. Estudar, aprender coisas novas e aperfeiçoar aquelas que você já domina, não é uma exclusividade dos trabalhos fixos, não! Isso faz com que você se torne cada vez melhor, consiga mais trabalhos e continue fazendo o que gosta de qualquer lugar do mundo.

Agora, meu amigo, se você não curte muito organização, acha que o home office diminui suas responsabilidades e é pura curtição… Bom, acho que talvez ele não seja para você!

Como você viu, o home office exige comprometimento, um bocado de disciplina no cumprimento de prazos e uma capacidade imensa de autogerenciamento onde quer que você esteja. 

Se você se identifica, então bora! Há uma imensidão a ser explorada!

É com você agora! E aí, vai embarcar? Quer ler mais sobre home office? A gente tem outros textos sobre o assunto:

Até a próxima!

Compartilhe com os migxs

Navegandos © 2018 Todos os direitos reservados

CNPJ: 29.848.250/0001-68